Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

INFP

Introvertida. Intuitiva. Sentimental. Perceptiva.

02
Nov20

Sobre Mim

Pergunta #1

Gostamos de ouvir histórias de vida com muita aventura e episódios caricatos. Humor, drama, tramas, paixões, amores e desamores... Não tenho grandes feitos para contar mas tenho alguns demónios a exorcizar. I's que precisam de pontos. Ideias postas no seu lugar.

O meu nome é Inês e não faço ideia porque foi escolhido para mim. Correu, a dada altura, um rumor que o meu pai me queria chamar Gioconda (como a senhora do quadro famoso) mas pode ter sido só a brincar. Ninguém diria tendo em conta a sua expressão sempre sisuda.

daqui

O meu nome é de origem grega e significa "pura" ou "pureza". Nunca consegui compreender estes significados e características mas são tão generalistas que acabam por ser de tamanho único. Serve a toda a gente. Destaco, ainda assim, as seguintes:

* "personalidade adversa à imprevisibilidade e a desavenças". Odeio conflito. Só a ideia de ter de confrontar alguém e saber que a coisa não me será muito favorável e terei de me impor, faz-me suar, tremer e falhar a voz. Paradoxalmente, sei que me posso tornar facilmente uma pessoa conflituosa embora seja algo que esteja a acalmar com a idade. Quanto à imprevisibilidade, depende muito do que for e quando acontece, mas regra geral gosto de planos concretos e de seguir regras pré estabelecidas. É mais seguro, está mais sob controlo.

* "Quando necessário, dá bom uso aos seus dotes pacificadores e diplomáticos na expectativa de criar um ambiente harmonioso à sua volta. Por outro lado, esta necessidade de se dar bem com todos e de evitar o conflito, podem torna-la numa pessoa facilmente influenciável e dependente da aprovação de terceiros, características menos positivas que devem ser contrariadas desde cedo." Lembro-me de me meter entre lutas na escola enquanto miúda, para as parar. Nunca compreendi a passividade perante estas situações. Esta necessidade de me dar bem com todos tem, também, a ver com a curiosidade em ouvir todas as versões e pontos de vista. É óbvio que me influenciam mas começo a saber distanciar-me e a criar as minhas opiniões de acordo com os meus valores.

* "A necessidade de agradar pode dar origem a grandes flutuações de humor e de sentimentos." Acho que uma grande maioria de nós tem necessidade de agradar. Não sei se isto está mesmo diretamente relacionado com as minhas flutuações de humor mas elas estão cá e fazem-se sentir, tal como a torrente de emoções e sentimentos quase sempre presentes.

Enquanto revejo uma última vez este post reparo, também, na minha necessidade de me explicar. A mim e aos meus modos.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Mais sobre mim

Fórum Saúde Mental Portugal

A Ler

Arquivo

  1. 2021
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2020
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D