Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

INFP

Introvertida. Intuitiva. Sentimental. Perceptiva.

10
Dez20

Sinais de Introversão

Gostamos de passar tempo sozinhos. E não, não significa que sejamos associais (se bem que às veeeeeezes)...

O único problema que sempre senti em passar sábados à noite (e mesmo tardes) em casa era a pressão para não o fazer. Não era fixe. Não entrava nos assuntos dos grupinhos da escola e da faculdade porque não sabia quem tinha comido quem no fim de semana nem ninguém me tinha visto o soutien na festa da espuma.

Para nós, Netflix and chill é muito literalmente ver filmes, relaxar e recarregar baterias sem recurso a interações sociais. E quem diz ver filmes, diz ler um livro, jogar, desenhar, cozinhar, escrever, tecer... Fazemos o que mais gostamos por quanto tempo queremos. O nosso tempo sozinhos é tempo de pura liberdade.

Quando andava na escola secundária tinha uma turma pequeníssima e, de vez em quando, fazíamos uns jantares num anexo (que era uma vivendarroza) da casa de uma rapariga do grupo. Num desses jantares, já devíamos ser "mais grandes", começaram a passar música e luzes psicadélicas e neste tipo de ambiente, por razões que me ultrapassam, é propício ao ser humano começar a urrar. A minha pessoa aguenta bem um grupo de um máximo de quatro pessoas. Mais que isto já começa a ser demais principalmente quando sou eu que me sinto o membro extra. Mas numa destas festinhas, devíamos ser uns 10 (ou pelo menos é o que me diz a memória) a minha bateria social já devia estar esgotadíssima, só consegui pegar em mim, descer as escadas até ao piso inferior e enrolar-me como um bebé, quase que a definhar com uma overdose de socialização. Como se tal retiro não fosse suficientemente humilhante em plena festa, ainda fui gozada pelo grupo.

Bem... ao que parece existe mesmo uma diferença entre o cérebro de um extrovertido e de um introvertido. E esta diferença está na sensibilidade à serotonina. A imagem tem um link para um artigo interessante sobre estas diferenças biológicas todas explicadinhas com estudos científicos.

Screenshot 2020-12-09 at 18.02.45.png

9 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

Fórum Saúde Mental Portugal

A Ler

Arquivo

  1. 2021
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2020
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D