Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

A Introvertida

Introvertida. Intuitiva. Sentimental. Perceptiva.

24
Set20

Quem Sou Eu?

Quem sou e o que represento?

Pergunta Original: "Who am I and what do I stand for?"

Podia achar que a resposta à pergunta sobre quem sou seria fácil mas pode ser mesmo a mais difícil.

daqui

Definimo-nos através das nossas profissões, da nossa idade, de onde somos e pelo que temos. Mas somos mais do que isso. Nos últimos anos tenho-me definido pelo que sinto ser. É a forma como me vejo. Sou um sentir humano, mais do que ser humano. Passo muito do meu tempo a desenrolar emoções e sentimentos. O que sinto em relação a mim, em relação a quem me é próximo e menos próximo e em relação ao mundo. Tenho uma identidade mas não a sei descrever. Ou teria falar de mim e da perceção das minhas memórias durante muito tempo.

Há quem defenda que a depressão seja uma perda ou falta de identidade. Em parte acredito que sim pois foi assim que sempre me senti. Não faço parte do grupo dos que acreditam que a depressão poderá ser causada (entre outras coisas) por um desequilíbrio químico do cérebro. Acredito que o contrário aconteça. A depressão causa desequilíbrio ou o desequilíbrio tem causas mais profundas. Mas a depressão aparece sempre por um motivo nem sempre óbvio e esse motivo não tem de ser catastrófico. Basta algum acontecimento colocar em causa a nossa forma de ser e o que defendemos e com o que nos identificamos num momento em que estejamos mais sensíveis, ou algum padrão de acontecimentos que se estendam no tempo que nos afecte a longo prazo.

Sei que a depressão é uma condição bastante complexa e que envolve muito mais variáveis mas também acho que a complicamos demais.

Saber identificar aquilo que represento pode ajudar a responder à pergunta quem sou. Como ser individual não me consigo desligar da ideia de que faço parte de toda uma raça e que estou ligada de alguma forma a todos os seres humanos. Aquilo que defendo é a sobrevivência da comunidade humana e uma vivência pacífica, simples, consciente e sustentável.

O universo é complexo e há um universo em cada um de nós. Todos somos infinitamente complexos.

Mais sobre mim

Fórum Saúde Mental Portugal

A Ler

Arquivo

  1. 2021
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2020
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D