Pudim de Pão
Acho que nunca tinha feito um post destes por aqui mas quando me vejo sozinha em casa, faço o que ao meu estômago vai apetecendo. Como, em geral, não como pão durante o dia, tinha de utilizar um que os meus pais compraram, não comeram e deixaram cá.
Sou bastante gulosa mas não consigo comer coisas demasiado doces. Quando faço bolos corto em metade ou mais as doses de açúcar das receitas e uso sempre açúcar mascavado e ainda assim tudo me parece ficar super doce. Adoro chocolate mas cheguei a um ponto que até chocolate com mínimo 85% de cacau me parece extremamente doce. Modifiquei a receita abaixo consoante o meu gosto e ainda assim está super doce. Ou sou eu que não estou num dia de doces O chocolate por cima é um restinho de 85% que tinha por aqui e usei um pão de cereais que deu uma textura mais crocante.
Se quiserem experimentar este menino, vão precisar de:
* 2 ovos
* 2 chávenas de leite
* 1/4 chávena manteiga cubos
* 3/4 chávena açúcar
* 1/4 c. chá sal
* 1 c. chá canela
* 1/2 c. chá noz moscada
* 1 c. chá essência de baunilha (opcional)
* 4 a 5 chávenas de pão
* pepitas de cacau/ chocolate ou frutos secos e passas ou miolo de nozes e sementes variadas
Para começar, é preciso partir o pão em cubos pequenos e reservar. Bater os ovos com o leite e a manteiga derretida. Juntar o açúcar, o sal, as especiarias e a baunilha (se quiserem). Quando conseguirem uma mistura homogénea (o melhor possível porque a canela e a noz moscada não dissolvem), juntar o pão em cubos. O pão precisa de estar de molho no leite consoante o vosso gosto pessoal. Mas podem deixar de lado enquanto untam um pyrex com manteiga. Quando quiserem, passem a mistura de pão e leite para o pyrex (eu ainda pus uns pedaços de chocolate negro por cima) e assem por 30 a 40 minutos a 170º C.