Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

INFP

Introvertida. Intuitiva. Sentimental. Perceptiva.

06
Out20

Perturbação Bipolar

Ter uma doença não é sê-la. E embora ache um bocadinho excessivo considerar a bipolaridade uma doença (desculpem...), quem a tem não é bipolar. O termo bipolar é, infelizmente, mal utilizado e empregue fora de contexto.

Há uns tempos pensei criar um esquema destes (um bocadinho mais abaixo) para ter sempre à mão para explicar a forma como esta perturbação me afeta. Há dias, os mais estáveis, em que não penso no assunto. Há outros em que me sinto uma pirralha com pouca capacidade para lidar com os murros que a vida naturalmente dá. E não deixa de ser verdade. Não sou dotada de maturidade emocional e não me consigo desprender desse facto. Não consigo parar de tentar entender o porquê nem consigo encaixar a ideia de que embora não seja minha culpa, sou eu que tenho de dar a volta e lidar com o assunto. Não me consigo desprender do ressentimento da educação que me foi dada nem do desprezo dado aos afetos e aos sentimentos e à comunicação aberta cá em casa.

A minha bipolaridade é como o esquema abaixo. Dias de maior stress têm picos repentinos de irritabilidade, normalmente antecedidos (sem que me aperceba) de uma maior agitação psicomotora, falar acelerado que até me atropelo e como letras. Fico mais sociável o que dá a falsa ideia de que estou melhor (da depressão). A isto se chama hipomania. No dia a seguir ou alguns dias depois, sem que nada o preveja, a energia cai e a depressão impõe-se e dura vários dias ou semanas. Os pensamentos negativos voltam a assombrar e volto a colocar toda a minha existência em causa. Às vezes consigo ver a tempestade no horizonte a aproximar-se rapidamente, outras vezes parece aquele tipo de tempestade que aparece do nada e tudo rebuliça com o vento.

Screenshot 2020-10-01 at 23.55.51.png

5 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

Fórum Saúde Mental Portugal

A Ler

Arquivo

  1. 2021
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2020
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D