Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A Introvertida

Introvertida. Intuitiva. Sentimental. Perceptiva.

17
Dez20

Momento Marcelo Rebelo de Sousa IV

Populismo: Uma Brevíssima Introdução

Já por aqui disse que pouco ou nada percebo de política. Faço parte da maioria apática e desinteressada mas que, de repente, acordou porque hoje em dia tudo se politiza e tudo nos divide. Por esse motivo, quando comecei a ouvir vezes sem conta a palavra "populismo" aplicada ao nosso panorama político, simplesmente analisei a palavra e não consegui perceber o porquê de acusarmos apenas a direita de populismo. Como já pouco acredito no que vou lendo pelas internets porque factos não são opiniões e os sites enciclopédicos mais conhecidos não me convencem, decidi procurar uma alternativa e comprei o livro "Populismo - Uma Brevíssima Introdução". Os seus autores são politólogos, especialistas em populismo pelo que me pareceu um bom começo.

Sendo uma breve introdução, o livro é bastante simples, claro e explica como este "movimento" tem sido utilizado por vários tipos de regimes e em diversos países por esse mundo fora desde a sua origem nos Estados Unidos. Como suspeitava, o populismo não é só utilizado pela direita. E suspeito também que, por ser uma palavra da moda, há muita gente que a usa sem saber o que realmente sustenta.

Com textos exclusivos para a edição portuguesa sobre as eleições nos EUA. Publicado em Portugal em simultâneo com a edição internacional. Um livro tão acessível quanto imprescindível para estar bem informado.

Nos debates, nos meios de comunicação social, nas conversas de café, fala-se de populismo. Mas saberá a maioria das pessoas do que se trata? Sociólogos e jornalistas usam o termo por vezes a propósito de fenómenos diversos, o que ajuda pouco a um conhecimento real e abrangente.

O presente livro visa explicar o conceito e analisar as causas e consequências do populismo, visto estar a ressurgir em força no século XXI, constituindo um perigo para as democracias ocidentais.

Quem foram e quem são os líderes populistas? O que têm em comum Hugo Chávez, Marine Le Pen e Donald Trump? Neste livro sério e de leitura acessível, escrito pelos dois maiores especialistas mundiais no assunto, encontrará as respostas.

Comentar:

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Mais sobre mim

Setembro do Auto Cuidado

A Ler

Arquivo

  1. 2022
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2021
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2020
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D