Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

A Introvertida

Introvertida. Intuitiva. Sentimental. Perceptiva.

16
Dez20

Momento Marcelo Rebelo de Sousa III

Os Donos do Mundo

O terceiro livro que li este ano foi "Os Donos do Mundo" de Pedro Baños (coronel do Exército na reserva, diplomado pelo Estado-Maior de Espanha, especialista em Geopolítica, Estratégia, Defesa, Segurança, Terrorismo, Inteligência e Relações Internacionais).

Há uns anos que me comecei a interessar por geopolítica. A razão? Uma pseudo relação que tive com um muçulmano que se interessava pelo assunto e que, por questões profissionais, tinha de estar a par das guerrinhas e tensões a que vamos assistindo entre países e regiões. Foi com ele que comecei a perceber que o que vemos nas notícias não corresponde à verdade a 100%. Aproveitei a deixa do confinamento para me aventurar num livro sobre o assunto.

Vivi pouco mais de 5 anos numa sociedade multi cultural onde aprendi imenso sobre as diferentes formas de ser e estar, tão diversos quanto as suas origens. Este livro, além de me abrir os olhos para muitas situações que desconhecia (à semelhança do livro de que falei ontem), apenas reforçou aquilo em que já acreditava: falta de empatia e falta de conhecimento, falta de História, desprezo pelas diferenças culturais existindo uma crença de que a cultura Ocidental (a nossa, portanto) é a mais correta, civilizada e o modelo a seguir e a impor a todo o mundo.

Criei o hábito de ler apenas à noite, na cama, para ver se me ajudava com a insónia mas este livro quase teve um efeito contrário. Algumas noites prolongaram-se várias horas por não conseguir parar de o ler. Pela opinião que dei acima, a mensagem que retiro do livro é, no fundo, a mesma do "A Insanidade das Massas": um apelo à empatia e à descoberta.

 
SINOPSE

Pedro Baños revela-nos as táticas e os segredos dos países para dominar e influenciar à escala mundial, incluindo através da religião. Recorrendo a vários exemplos reveladores, o autor mostra-nos ainda as estratégias clássicas - todas com uma base de hipocrisia e aproveitamento das fragilidades alheias - e aponta os erros do passado que continuam a repetir-se e que são inerentes à condição humana. As regras do jogo podem ter mudado, mas há princípios imutáveis.
Uma análise reveladora sobre as principais estratégias de manipulação implementadas pelos países para manter e reforçar o seu poder ao longo dos séculos.

Mais sobre mim

Fórum Saúde Mental Portugal

A Ler

Arquivo

  1. 2021
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2020
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D