Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A Introvertida

Introvertida. Intuitiva. Sentimental. Perceptiva.

10
Nov21

Introversão

Existem tipos de personalidade que se caracterizam por um certo nível de timidez que, por si só, não constitui algo negativo e poderá nem perturbar a vida da pessoa. Contudo, há estados de timidez e isolamento mais extremos que pesam no dia a dia e dificultam as relações com os outros e com o mundo. É o tipo de timidez que nos faz fechar sobre nós mesmos, que nos isola do resto do mundo. Mas é mais do que isso. É medo de sermos criticados e não termos a aprovação dos outros. É o caso de pessoa com personalidade evasiva.

Um dos sinais que caracterizam este tipo de personalidade é o medo intenso da rejeição. Tão intenso, que arranjamos forma de nos esquivarmos a críticas ou situações em que nos sintamos rejeitados, afectando, em particular, a vida profissional. Este medo pode ser tão severo que leva as pessoas a preferirem o isolamento à possibilidade de rejeição.

Outra característica é a falta de relacionamentos próximos, mesmo os mais supérfluos. Ao encontrar, na rua, alguém que conhecemos, é accionada de imediato uma resposta de evitamento e fuga. Preferimos uma resolução mais fácil a ter de lidar com uma possível rejeição ou não aceitação pois nunca percebemos se somos aceites pelos outros, limitando, assim, a nossa rede social.

Este tipo de introversão impede que assumamos riscos. Recusamos oportunidades de promoções ou mudanças de emprego por medo de fazer erros, desiludir os outros ou para evitar cair no ridículo rejeitando oportunidades e novas experiências.

É stressante e desagradável conhecer pessoas novas. Torna-se quase necessário evitar outras pessoas, a qualquer custo. Há um medo de sermos nós próprios, da nossa voz e das nossas opiniões não serem aceites. Medo de desaprovação, de nos considerarem negativos, de inadequação que acaba sempre por se fazer sentir porque o isolamento acaba sempre por ter este efeito.

A baixa auto estima acaba por ser um produto de tudo o que foi enumerado acima. A personalidade evasiva traz sentimento de inadequação, comparamo-nos com os outros e sentimo-nos indignos. Devido a limitadas interacções e constante auto crítica, sentimo-nos socialmente inaptos tornando-se cada vez mais difícil interagir com pessoas.

Uma pessoa com personalidade evasiva foge de qualquer tipo de conflito. Queremos agradar aos outros, não tomamos posições, custa-nos tomar decisões quando outras pessoas estão envolvidas.

Estes seis pontos fazem-se sentir em maior ou menor quantidade e intensidade dependendo da pessoa. Estão, normalmente, associados a estados de ansiedade e/ ou depressão e, neste contexto, são características que podem ser amenizadas através da sua tomada de consciência e muito trabalho interior de procura, auto conhecimento e auto controlo.

Parcialmente transcrito de Psych2Go

1 comentário

Comentar post

Mais sobre mim

A Ler

Arquivo

  1. 2022
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2021
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2020
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D