Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

INFP

Introvertida. Intuitiva. Sentimental. Perceptiva.

19
Ago20

Diferenças que nos aproximam

Enquanto vagueava pelo Youtube, tinha este vídeo nas minhas recomendações (não devo ter sido a única). Apesar de curto, é um vídeo que me faz viajar no tempo e no espaço e me faz salivar (já explico o porquê de salivar), com imagens de imigrantes à chegada aos Estados Unidos no início do século XX.

A globalização é uma faca de dois gumes. Se, por um lado, nos aproxima como seres humanos, facilita a partilha cultural e troca de ideias, por outro, tem-nos transformado em farinha do mesmo saco.

Há algum tempo que questiono a nossa definição de desenvolvimento e progresso e se estes passam por perdermos povos e respetivas identidades pela pressão imposta pelos valores ocidentais. Mas, olhando para trás, percebemos que a história tem sido isso mesmo, principalmente desde o século XVI.

Sou da opinião que as diferenças aproximam as pessoas e que, apesar de todos termos experiências diferentes e as mais variadas origens e educações, encontramos sempre conteúdo que nos aproxima. E se não encontramos este conteúdo na troca de culturas, encontramos, com certeza, na única característica que nos une. A nossa humanidade, as nossas emoções e sentimentos. E claro... COMIDA!

Há 2 anos, numa conversa com uns turistas, disse-lhes que não gosto de fronteiras. Não gosto de nacionalismos (os políticos) nem patriotismos muito menos dos extremismos que daí advém no contexto político atual. A nossa identidade cultural já está marcada no tempo e na história e as fronteiras físicas já não me parecem ser essenciais. Obviamente que a realidade é bem mais complexa. E se por um lado essas fronteiras são necessárias, o seu desaparecimento poderia acelerar o sumiço da nossa diversidade.

Mais sobre mim

Fórum Saúde Mental Portugal

A Ler

Arquivo

  1. 2021
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2020
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D