Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

INFP

Introvertida. Intuitiva. Sentimental. Perceptiva.

05
Out20

Como posso manter a minha mente limpa?

Pergunta original: How Can I Keep My Mind Clear From Pollution?

Suponho que o objetivo da meditação seja esse. Ou algo do género.

daqui

Para mentes macacas como a minha, manter-me ocupada não funciona. Não há forma de ter pensamentos mais saudáveis ou menos intrusivos. Se me concentro em algo que não necessita de usar palavras ou pensamentos concretos, sou levada por memórias e revivo momentos dolorosos e assuntos inacabados.

Sou muito mais disciplinada com exercícios físicos, não tanto com a minha mente pelo que serei a pessoa menos indicada para falar do assunto. Há uns anos conseguia por breves segundos manter a mente limpa concentrando-me apenas no ar a entrar e a sair do meu nariz. Imaginava um plano fechado das minhas próprias narinas e os pelos a mexerem ligeiramente com o movimento do ar.

Se pensarmos bem, manter a mente limpa é um trabalho contínuo consciente que se torna inconsciente. Tal como a respiração diafragmática. Se já consigo controlar melhor a minha respiração, o mesmo não posso dizer da mente. E creio que qualquer pessoa que leia isto confirma que é um exercício extremamente difícil para as vidas que seguimos hoje em dia. Vivemos num caos mental e não conseguimos calar a nossa vozinha interior. Quando estou desesperadamente assoberbada com barulho interior e exterior, entro em curto circuito. Como introvertida, esta confusão retrai-me e dava tudo para ser um caracolinho.

Buddha dizia que a mente macaca é como ter na nossa cabeça uma árvore com muitos ramos. Os nossos pensamentos são macacos que discutem e saltam de ramo em ramo, atrás uns dos outros. Podemos dedicar meia hora do nosso dia a essas nossas inquietações e transpô-las para papel. Outra forma de "sair da nossa cabeça", é sair de casa. Os barulhos e todas as informações sensoriais exteriores, preferencialmente da natureza, fazem com que a nossa atenção se vire para fora. Uma dica que me ajuda em períodos mais difíceis é falar com os meus pensamentos. Não os nego. Simplesmente os deixo "falar" mas respondo quando sei que não têm razão.

Tenho um teste para fazer daqui a menos de 24 horas cuja matéria pouco me interessa e não me apetece estudar! Deixo-vos este link com mais informação.

Deixem os macacos viver!

Mais sobre mim

Fórum Saúde Mental Portugal

A Ler

Arquivo

  1. 2021
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2020
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D