Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

INFP

Introvertida. Intuitiva. Sentimental. Perceptiva.

18
Jan21

atualidade

A minha ansiedade tem estado altíssima nos últimos dias e nem exercícios de respiração me têm valido. Estou bastante sensível a demasiada atividade e demasiado estímulo que as notícias teimam em passar. E já nem ligo TV nos canais de notícias e evito os horários marcados. Deixei de seguir páginas de notícias nas redes sociais e mesmo de pessoas que conheço. Ando cansada de tanta opinião e comentário sobre tudo e sobre nada.

Parece que avançamos a passos largos para a insanidade total, um armagedão cheio de tragédias, mortes, pandemias, voyeurismos mórbidos, partidos, sectarismos, opinionismos e extremismos. E embora não seja nada de novo, a pessoa comum está cada vez mais envolvida sem nada perceber e sem nada de benéfico a acrescentar. Vivemos cheios de orgulho, inflexivelmente convictos da superioridade dos nossos valores sem a capacidade de olhar os acontecimentos através de lentes diferentes.

"Na vida quotidiana, não é fácil definir o verdadeiro, o bom e o necessário. São conceitos abstratos que às vezes são difíceis de aplicar. Por isso há, também, algumas perguntas adicionais que ajudam a aplicar os três filtros de Sócrates.

* Verdadeiro: Eu sei? Posso comprovar? Seria capaz de garantir diante de qualquer um? Estaria disposto a arriscar minha reputação por isso?

* Bom: Beneficia ou faz a outra pessoa ou a mim mesmo sentir melhor? Despertará emoções positivas? Melhorará a situação das pessoas envolvidas?

* Necessário ou útil: Ao conhecer essa mensagem, a vida da pessoa ou a minha vida vai melhorar? Essa pessoa poderá realizar alguma ação prática com essa informação ou mensagem? De que maneira não saber a prejudica ou afeta?"

daqui

Mas será que isto funciona no mundo real? Na era em que vivemos?

daqui

1 comentário

Comentar post

Mais sobre mim

Fórum Saúde Mental Portugal

A Ler

Arquivo

  1. 2021
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2020
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D